O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o governador do Rio, Cláudio Castro (PL) e o prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD) participaram da abertura do Fórum FII Priority Summit.
Um encontro no Rio de Janeiro discute a partir desta quarta-feira (12) investimentos na transição ecológica, tecnologia, inovação e inclusão social. Entre os participantes do Fórum FII Priority Summit, estão líderes mundiais, empresários e investidores.
O encontro de líderes e executivos de várias partes do mundo acontece pela primeira vez na América Latina.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o governador do Rio, Cláudio Castro (PL) e o prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD) participaram da abertura do evento.
“Nós estamos promovendo a cooperação internacional, fortalecendo os laços entre o Brasil e o reino da Arabia Saudita, e buscando novas parcerias e oporunidades de crescimento”, disse Paes.
“Acho que eventos como esse no Brasil e no Rio, presidente, somados à sua iniciativa que foi na nossa primeira conversa de trazer o G20 pra cá é a grande oportunidade que nós temos mais uma vez de vender esse Rio de Janeiro com tanto potencial econômico, turístico, a capital energética do Brasil”, disse Castro, citando Lula
Já o presidente Lula defendeu o crescimento econômico com inclusão social. “Esse mundo digitalizado ainda permite que 735 milhões de pessoas vão dormir todas noites sem comer, em um mundo em que a gente tem conhecimento genético para produzir alimento de sobra pra todo mundo. Alguma coisa está faltando. Alguma coisa estamos fazendo. Nos ultimos anos foram gastos quase 3 trilhões de dolares em guerra quando esse dinheiro poderia ser gasto em paz, em investimentos, em reduzir a miséria, desigualdade e pobreza no mundo.
O objetivo desse encontro é debater oportunidades de investimento que proporcionem crescimento sustentável aos países. Esse evento vai reunir até sexta-feira cerca de 150 palestrantes e mais de mil convidados com tema “investir em dignidade”.
As reuniões pretendem também estreitar as relações entre Brasil e Arábia Saudita, dona do fundo patrocinador desse encontro. Future Initiative Institute é uma entidade sem fins lucrativos com recursos de 1 trilhão de dólares, cerca de cinco trilhões e meio de reais.
O presidente do fundo, Richard Attias, destacou o esforço da Arábia Saudita pra produzir energia renovável. Disse ainda que o Hemisfério Sul do planeta precisa de mais oportunidades para investir nesta área e que as conversas do G-20, que acontece no Rio, em novembro, já começaram nesta quarta (12).