Ao menos 15 mil residências e comércios de Copacabana, na Zona Sul do Rio, ficaram sem energia na manhã deste domingo (28). De acordo com a Light, o problema foi provocado por furto de cabos de uma rede subterrânea.
Houve sobrecarga no sistema, principalmente em dois pontos, nas ruas Santa Clara e Figueiredo Magalhães. As conexões com a internet também foram prejudicadas.
A Light informou que os reparos devem ser concluídos ainda durante a tarde de domingo, e a situação deverá ser normalizada.
Segundo moradores de um prédio da rua Santa Clara, os transformadores do prédio explodiram por volta das 8 horas. O Corpo de Bombeiros precisou isolar o edifício, e técnicos da Light foram ao local.
De acordo com a concessionária de energia, o furto de um cabo provocou curto-circuito e, consequentemente, a queima do transformador, que precisará ser substituído. A Light está avaliando a viabilidade técnica de instalar um gerador para atender o condomínio.
Na Tijuca, na Zona Norte, outro episódio de furto de cabos deixou moradores da rua Gonzaga Bastos sem energia, nesta manhã.
Técnicos da Light foram ao local para recompor a rede elétrica e restabelecer o fornecimento.
Aumento de 160% nos furtos
Segundo a empresa de energia, o furto de cabos da rede subterrânea da Light aumentou, no comparativo entre 2022 e 2023, no Grande Rio.
No ano passado, mais de 16 mil metros de cabos de cobre foram furtados, o equivalente à quatro voltas completas na orla de Copacabana.
O número representa um aumento de 160% em relação ao ano anterior, em que foram subtraídos pouco mais de 6 mil metros de fios.
Em 2023, a companhia registrou 373 ocorrências, que deixaram 192.377 mil clientes sem luz por um período de quase duas horas.
Os atos de vandalismo também fizeram a empresa gastar quase R$ 4 milhões para reinstalar o material.